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O que é inteligência imobiliária?

Análise de dados, que podem estar ligados à inteligência imobiliária.

A inteligência imobiliária  é a aplicação de dados de mercado e a sua análise feitas pelas empresas que atuam no segmento imobiliário, com o objetivo de que sejam capazes de tomar decisões mais estratégicas, aumentando também o retorno financeiro do negócio.

Atuar com inteligência imobiliária é uma ótima forma de lidar com a alta competitividade do mercado, além de ser um recurso disponível em tempos de instabilidade.

Com a disponibilidade cada vez maior de dados de clientes nas mais diversas áreas de atuação, a adoção de um sistema de inteligência é extremamente necessário para que as empresas possam ter alguma vantagem competitiva no mercado.

Conforme uma pesquisa feita pela Brain Inteligência Estratégica, divulgada em maio, 55% das 580 empresas das áreas de construção ou incorporação ouvidas desejam investir em alguma inovação ou empresa de tecnologia nos próximos dois anos.

Ainda, com a chegada das chamadas proptechs (property technologies), empresas que atuam no segmento imobiliário com grande foco na tecnologia, como aplicativos de aluguel de imóveis, por exemplo, a modernização e uso de recursos de inteligência é fundamental.

A forma como os dados de mercado serão coletados e armazenados, seja na área de marketing ou na gestão dos recursos de uma empresa, por exemplo, qual o software que fará a gestão desses dados, quais profissionais serão responsáveis pelo manejo desses dados, são fatores que devem ser levados em consideração no momento de criar uma estrutura de inteligência no seu negócio. 

Porque aplicar a inteligência imobiliária na sua empresa?

Muitos especialistas acreditam que já vivemos em uma era em que a inteligência imobiliária já não é mais um diferencial competitivo e sim um fator de sobrevivência para as empresas.

Vivemos em um mundo digital, em que as pessoas têm acesso massivo a diferentes fontes de informação. Dessa forma, é preciso fazer um uso inteligente das oportunidades que o meio digital proporciona.

Confira as principais vantagens de aplicar a inteligência imobiliária no seu negócio:

  • Otimização do tempo, já que as análises geradas a partir da obtenção dos dados ajudam o colaborador a agir mais rapidamente;
  • Possibilidade de prever possíveis tendências, com a possibilidade de prever o movimento do mercado e saber qual o melhor momento e em que negócio investir com segurança;
  • Maior retorno sobre o investimento, já que as tomadas de decisão são feitas de forma mais correta, rápida e segura;
  • Maior organização dos dados, automatização dos processos e foco nas tarefas que realmente interessam para o negócio, gerando economia de recursos.

A inteligência imobiliária também faz com que as decisões tomadas com base apenas em deduções e “achismos” não tenham mais tanta relevância, diante dos dados e das análises disponíveis.

Assim, por meio de dados confiáveis e consolidados é que a inteligência imobiliária possibilita ao dono do negócio uma visão de longo prazo do mercado, com mais precisão nas avaliações e comparações, não importa a área em que seja aplicada.

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