O IFB (Instituto Foodservice Brasil), em parceria com o Instituto de Pesquisa IPESO, traz a pesquisa Top of Mind Foodservice. Esta é uma iniciativa para conhecer as marcas mais reconhecidas da indústria brasileira e dos fornecedores de foodservice na perspetiva dos operadores deste segmento.
Pela primeira vez, essas perguntas são direcionadas às operadoras, não aos consumidores finais. “A pesquisa Top of Mind Foodservice é uma ferramenta importante para os gestores avaliarem a força de suas marcas entre as operadoras”, disse Victor Trujillo, CEO da IPESO. De um total de 760 agências respondentes, 400 restaurantes, 200 padarias e 160 lanchonetes participaram da pesquisa, garantindo a representação em toda a agência.
Um total de 30 categorias foram analisadas. Confira os dados em destaque:
- Óleo de algodão: Liza (10,8%); Soya (9,2%) e Flor de Algodão (5,3%).
- Atacado de autosserviço: Atacadão (32,1%) e Assaí (18,2%). Logo depois estão Makro (4,2%), Nova Safra (3,7%), Fort Atacadista (2,6%), Villefort (2,4%) e Mateus (1,8%).
- Azeite extravirgem: Gallo (41,3%); Andorinha (9,7%) e O-live, (3,4%).
- Bacon: Sadia (35%), Seara (10,5%), Perdigão (8,7%).
- Batata frita congelada: McCain (33,4%), Bem Brasil (12,6%); Sadia (6,1%).
- Linguiça calabresa: Sadia (34,7%), Perdigão (14,5%) e Aurora (12,4%).
- Chantilly: Amélia (7,6%), Vigor (5,8%) e Fleischmann (3,7%).
- Cobertura de chocolate: Nestlé (21,6%), Harald (7,1%), e Sicao (4%).
- Cream cheese: Philadelphia (12,4%), Polenghi (10,3%) e Danúbio (9,2%).
- Fermento biológico: Fleichmann (30%), Itaiquara (4,7%) e Dona Benta (3,4%).
- Ketchup: Heinz (33,4%), Hellmanns (16,6%), Cepera (10%).
- Queijo muçarela: Tirolez (7,1%), Três Marias (5,5%), Sadia (5,5%), President (5%), Da Vaca (4,2%), Italac (4%) e Scala (3,7%.)
Observação: a margem de erro para a amostra é de 3,6% e a pesquisa tem 95% de nível de confiança.