Alguns dos efeitos no cenário de guerra Rússia-Ucrânia relatados por analistas são uma forte queda nas bolsas de valores, uma ampla alta do dólar e escassez de produtos que entraram em foco, como petróleo e grãos.
A escalada nos últimos dias do conflito mudou as expectativas internacionais, com a interpretação da ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, de um ataque militar à Ucrânia que pode se transformar em guerra.
Após semanas de tensão, os países ficaram em choque na madrugada desta quinta-feira. As operações militares na região separatista do leste da Ucrânia ouviram explosões e sirenes em várias cidades do país.
A rápida escalada das tensões já se refletiu nos mercados financeiros, com as ações em todo o país despencando, aprofundando as perdas do dia anterior. Em Moscou, a bolsa suspendeu as negociações em todos os mercados por tempo indeterminado nesta manhã.
No mundo econômico, simples tensões entre Rússia, Estados Unidos e potências europeias, trocas de ameaças, embargos e tentativas de negociação que se arrastam há meses são suficientes para causar os primeiros danos.
Os preços do petróleo, gás natural e alimentos como trigo e milho, dos quais a Rússia e a Ucrânia são fornecedores estratégicos, subiram nos mercados internacionais, pressionando ainda mais os custos em todo o mundo.
As principais bolsas do mundo também estão sofrendo. Em Nova York, o S&P 500 caiu 11% desde o início do ano e o índice de tecnologia Nasdaq caiu 17%. O índice de ações de referência europeu Stoxx 600 caiu 7% no acumulado do ano.
A chegada de um conflito militar, especialmente na sequência de uma pandemia que varre o globo, pode agravar a situação.