partnerpse.com.br

O que é Real Estate?

Imagem aérea representando o mercado Real Estate.

O termo Real Estate vem do inglês e, em tradução livre, significa “propriedade real”. De modo a compreender melhor o significado do termo, pode-se dizer que Real Estate se refere, portanto, a “ativos reais”, ou seja, ativos tangíveis que podem gerar ou produzir qualquer tipo de valor ou retorno econômico.

Nesse caso em específico, esses ativos se referem a bens imobiliários, suas edificações e seus espaços de atuação, logo, pode-se dizer que o segmento de Real Estate atua na compra, venda, produção e gestão de imóveis e propriedades imobiliárias.

Quais são as origens do Real Estate?

O segmento de Real Estate é um conceito que nasceu e se criou dentro do mercado imobiliário americano ao longo do tempo. As primeiras práticas do que veio a ser o segmento conhecido como Real Estate datam da metade da década de 1850, principalmente nos grandes centros econômicos da época, como Chicago e Atlanta.

O segmento de Real Estate nasceu em uma época em que as grandes cidades americanas estavam se formando e, nessa realidade, se observou a necessidade e a oportunidade de poder gerar lucro a partir da negociação de propriedades e terras, seja por meio de venda ou aluguel.

Como atua o mercado de Real Estate?

Atualmente, o mercado atua em dois segmentos muito bem definidos: venda e renda.

O segmento de venda se caracteriza por alto risco de operação, grande remuneração e médio prazo de investimento. Muito por esse motivo, os agentes mais presentes no segmento de renda são as grandes construtoras e loteadoras. Alguns exemplos de empreendimentos no segmento de venda são: 

  • Imóveis na planta; 
  • Lotes; 
  • Casas e apartamentos; 
  • Salas comerciais; 
  • Hospitais. 

O segmento de renda já atua de modo diferente. Conhecidos por empreendimentos de base imobiliária, esses imóveis se caracterizam pela maior segurança operacional, pela remuneração moderada e, principalmente, pelos grandes ciclos de investimento, que podem variar de 5 a 20 anos. Alguns exemplos dentro do segmento de base imobiliária são: 

  • Prédios comerciais; 
  • Lojas; 
  • Shopping centers; 
  • Hotéis; 
  • Hangares. 

Como é o mercado no Brasil?

O mercado de Real Estate pode, acima de tudo, ser considerado um importante pilar dentro do mercado financeiro brasileiro.

O mercado imobiliário, atualmente, apresenta números expressivos para a economia nacional. De acordo com o levantamento econômico do PIB brasileiro feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em março/2024, o setor imobiliário representa 3% do Produto Interno Bruto nacional

Mesmo já servindo como um importante motor e tendo um grande papel na economia atual, as previsões para o mercado imobiliário no Brasil são de grande crescimento exponencial nos próximos anos, a princípio podendo sofrer com alguma instabilidade em algum momento, devido à realidade econômica atual.

A Partner é referência em soluções para Real Estate

A Partner é uma empresa de soluções corporativas em Real Estate com o propósito de atender às necessidades do mercado, proporcionando às organizações maior eficiência. Oferecemos nossa expertise por meio de estratégias que permitam as organizações focarem no seu Core Business. 

Atuamos na consultoria, expansão e renegociação dos contratos locatícios corporativos, realizando a redução do custo de locação imobiliária. 

Quer saber mais sobre como a Partner pode ajudar no sucesso do seu negócio? Clique no botão abaixo e conheça todas as nossas soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *